domingo, 5 de junho de 2011

Soundtrack Review - Nana



(Da esquerda pra direita: Anna Tsuchiya e Olivia Lufkin)
Olá, pessoal! Como eu ainda estou assistindo Nana e estou quase terminando, creio que estou assistindo a terceira e última abertura/encerramento diferente. Então está na hora de comentá-las e fazer uma análise.

Estou no episódio 37 e posso dizer que até agora as mudanças de abertura/encerramento acompanharam bem o desenvolvimento da história, dando a ela a atmosfera perfeita, como boas trilhas sonoras devem ser. Como NANA é um anime cuja história envove duas bandas, o que prevalece no desenho são músicas Punk e Baladas de Amor. Geralmente a música de abertura é alguma da banda da Oosaki Nana, a Black Stones ou BLAST, que já faz você começar os episódios com um estilo de rock bastante pesado e melancólico. As de encerramento são, até a segunda temporada, as músicas da banda da Serizawa Reira, da banda TRAPNEST, que são mais românticas e tristes. 

Analisando~

Tanto Reira quanto a Nana são dubladas por duas cantoras reais, óbviamente, e ambas fazem bastante sucesso, mas pelo que pesquisei, Olivia Lufkin - voz da Reira quando canta - é um pouco mais famosa e reconhecida, e até seus irmãos também estão envolvidos no mundo da música.
Como no desenho temos dois estilos tão diferentes, fica meio complicado analisar. Todas as duas bandas são excelentes, com arranjo musical realmente impressionante só para um Anime. Parecem músicas de uma banda profissional mesmo. 


Começando pela voz das cantoras, eu prefiro a da OLIVIA. Ela tem um maior controle da voz, é mais melodiosa e canta com o coração, realmente. Emociona ouvi-la, e acho que a culpa é dela se chorei em alguns finais de episódios. xD 
A voz da Anna Tsuchiya é mais rasgada, como deve ser, já que ela faz a voz da Oosaki Nana quando canta. Combina muito bem com o estilo Punk, mas ela não possui um bom controle da própria voz, o que faz ela ficar um pouco nasalada algumas vezes, retirando um pouco do encanto de algumas músicas. Em compensação, Anna é uma garota enérgica e cheia de atitude no palco, assim como Nana. Ela realmente encanta e tem grande magnetismo, deixando a música extremamente mágica ao vivo. (Sim, ela fez um Show ao vivo!) Eu realmente gostei de ouvi-la cantar, pois não desafina e consegue manter a força da voz enquanto anda. 

Analisando as letras: As canções da TRAPNEST/OLIVIA possuem letras melhores. São mais criativas e poéticas, dando um maior destaque a melodia e a voz. É um casamento perfeito, pois elas realmente se encaixam e combinam. São, como eu havia dito, bastante melancólicas, mas ao mesmo tempo são extremamente boas de se ouvir, como se fosse um abraço... Eu realmente prefiro as melodias calmas da OLIVIA. 
As músicas da Anna são mais radicais e um pouco infantis, até. ROSE é uma ótima canção, cuja letra também é triste mas é muito criativa e poética também, mas não sei o que acabou acontecendo para as outras músicas perderem essa qualidade. LUCY, que se torna a abertura da terceira temporada já não tem uma letra muito criativa, e a melodia dela realmente me incomoda. Em compensação, KUROi NAMiDA que é o encerramento, tem uma excelente melodia e uma ótima letra.
Enfim, acho que as duas possuem letras e melodias muito bem feitas, mas por enquanto OLIVIA está ganhando, hehehe. ^^

Resumo: Todas as temporadas foram muito bem introduzidas e encerradas com as músicas, mas por algum motivo a segunda temporada não foi das melhores. Eu ainda tive que fazer uma pequena pausa, porque realmente não gostei nem um pouco de assistí-la. Foi triste, pesada e pouco criativa. As introduções da Hachi   costumavam ser bem misteriosas e interessantes, dando uma boa expectativa para os episódios, mas nesta temporad em particular, elas perderam essa capacidade. Acho que deve ter sido pela Ai, autora da série, estar um pouco doente na época, o que realmente fez a série perder um pouco da qualidade. 
Tirando este detalhe, este Anime com certeza contém uma jóia de Trilha Sonora, portanto não há muito mais o que dizer. 

Aqui vai a lista das músicas e suas temporadas. 

Primeira temporada
Abertura: Anna Tsuchiya - ROSE
Encerramento: OLIVIA - A Little Pain

Segunda temporada
Abertura: OLIVIA - Wish
Enceramento: OLIVIA - Starless Night

Terceira temporada
Abertura: Anna Tsuchiya - Lucy
Encerramento: Anna Tsuchiya - Kuroi Namida

Eu sei que o Anime possui duas temporadas apenas, mas para mim ficou mais fácil dividir as temporadas dele pela mudança de encerramento/abertura, então ficou dessa forma. Colocarei o link das músicas na área Trilha Sonora mais tarde. Espero que tenham gostado! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por nos visitar. Sua opinião é sempre bem-vinda! ^-^